História Resumida da Partitura

História Resumida da Partitura

O método de notação musical que conhecemos atualmente como “partituras”, iniciou a ser desenvolvido ainda de maneira bastante primitiva na idade média, no fim do primeiro milênio da era cristã, por meados do século IX, momento em que apareceu uma pauta bastante fácil com somente uma linha na qual eram escritas as notas, entretanto sem muita assertividade. Com o tempo o sistema se desenvolveu e a pauta começou a possui quatro linhas, maneira detectada em diversos registros de música e hino gregoriano.

Em meados do século XI foi desenvolvida a pauta de 5 linhas e/ou Pentagrama musical, esquema que haveria de ser longamente difundido a partir do século XVII simultaneamente com as figuras musicais utilizadas nos dias de hoje para demonstrar as durações das notas, tornando possível grande assertividade no registro de uma composição. Desta maneira, toda a canção retratada a partir dos anos 1600 por mestres como Bach, Mozart e Bethoven foi registrada por intermédio de escritas em pautas musicas parecidas com às que utilizamos hoje em dia, e ainda agora há manuscritos originas de tais grandes mestres, além de reedições de tais manuscritos, que nos possibilitam possui acesso às suas composições com uma significativa riqueza de detalhes.

Deste período pra cá, a pauta musical, manteve suas especiais particularidades, apesar de a partir do séc. XX, diversos compositores da música de vanguarda venham inventando recentes maneiras de criar e anotar canção, utilizando outro modelo de sistematizacao dos sons e de expressão da música em modo notação e até mesmo gráfica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s